Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Visitas a presos de 8 de janeiro tem de ser autorizadas por Moraes, por Rute Moraes e Cristyan Costa/Revista Oeste

Detalhes Notícia
Em sua decisão, o magistrado tirou a autonomia de uma portaria da Vara de Execuções Penais (VEP) da Justiça do DF | Foto: Divulgação STF

 

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que somente ele poderá autorizar a entrada de qualquer pessoa nos complexos prisionais que comportam os 900 detidos de 8 de janeiro deste ano. Trata-se dos presídios da Colmeia e da Papuda, ambos no Distrito Federal. A decisão foi tomada na quarta-feira, 22.

Em sua determinação, o magistrado tirou a autonomia de uma portaria da Vara de Execuções Penais (VEP) da Justiça do DF, que coloca sob a jurisdição dos juízes do Distrito a liberação da entrada de pessoas nas penitenciárias.

“O ingresso de qualquer pessoa no estabelecimento prisional, em relação às mencionadas prisões, deverá ser expressa e previamente autorizado por este relator, Moraes, vedada a entrada sem a autorização e revogada quaisquer decisões da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF (SEAP-DF)”, determinou o ministro.

Leia mais em Revista Oeste