Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Por que os carros são tão caros no Brasil? por Edson Kaique Lima/Olhar Digital

Detalhes Notícia
Impostos são o que puxam a fila, mas outras questões econômicas e até culturais influenciam nos altos preços

 

 

“O Brasileiro é apaixonado por carro”, essa frase já foi muito usada em comerciais de automóveis, peças automotivas e uma série de outros produtos e serviços ligados a esse mercado. Porém, além de um clichê da publicidade, o Brasil figura entre os dez maiores mercados automotivos do mundo, mesmo com os carros por aqui custando muito mais caro do que em outros países, como Estados Unidos e China.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2021, foram vendidos 1,97 milhão de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil. O número é cerca de 20 vezes menor do que o número de carros vendidos na China, que é a líder do ranking com 21,46 milhões, e em torno de 15 vezes menos do que os 15 milhões dos Estados Unidos.

Além do cenário político e econômico instável, que desestimula a aquisição de bens duráveis, os altos preços também são um forte impeditivo para a compra de carros. Até mesmo os semi-novos e usados, que eram opções mais realistas para quem queria comprar um veículo, estão cada vez mais caros, fazendo com que o Brasileiro opte por deixar a garagem vazia ou adie a ideia de trocar de carro.

Leia mais em Olhar Digital