O governador Eduardo Leite recebeu, nesta segunda-feira (27/2), representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para tratar da realização do 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O Rio Grande do Sul pode sediar o evento, previsto para ocorrer em julho de 2024, reunindo as principais lideranças e representantes da Saúde de todo o Brasil.
Um dos focos do congresso é expor e divulgar tecnologias inovadoras ligadas à saúde pública e experiências exitosas desenvolvidas em todas as regiões brasileiras. A disputa para recepcionar o evento envolve a capital gaúcha, Porto Alegre, e a cidade catarinense de Blumenau. Os organizadores realizarão visitas técnicas aos dois municípios, e a escolha será anunciada em julho deste ano.
Durante a reunião, Leite destacou que atrair grandes eventos é meta prioritária da gestão. “Nós já somos sede de grandes eventos. Já sediamos uma Copa do Mundo e, agora, estamos promovendo também o South Summit Brazil, um grande evento de tecnologia e inovação. Além disso, temos uma expertise em Saúde. O Estado está totalmente preparado, e não pouparemos esforços. Colocamos a nossa equipe técnica à disposição do Conasems para verificar o que será preciso em termos de logística”, afirmou.
O diretor financeiro do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, disse que esse congresso se consolidou, nos últimos anos, como o maior evento de saúde pública do país e avaliou como promissora a candidatura do Rio Grande do Sul. “A ideia é unir a competência em Saúde ao fomento ao turismo local, aproveitando os atrativos do Estado, como a Serra Gaúcha. Serão quatro dias de congresso, com participantes de todos os estados brasileiros. Para a cadeia do turismo, é muito importante”, ressaltou.
Também participaram da reunião os secretários da Saúde, Arita Bergmann, e de Turismo, Vilson Covatti, e o Chefe de Gabinete do governador, Euclides Neto.