Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Governador do RS anuncia força-tarefa de fiscalização da contratação de trabalhadores; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Medida foi tomada após o resgate de mais de 200 pessoas em situação análoga à escravidão na Serra. Governador se reuniu com secretários para definir ações, nesta terça-feira | Foto: Divulgação: Grégori Bertó/Palácio Piratini

 

 

O governo do Estado vai criar uma força-tarefa de fiscalização da contratação de trabalhadores, para combater situações análogas à escravidão no Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada, ontem, pelo governador Eduardo Leite, após reunião com representantes de diversas secretarias. A medida foi tomada em resposta ao caso ocorrido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em que mais de 200 pessoas foram resgatadas de um alojamento em condições consideradas pelos órgãos públicos “degradantes”. “É da natureza do gaúcho dar valor ao trabalho e, portanto, não compactuar com situações como a que foi observada nesse lamentável episódio, nesse crime”, afirmou o governador.

Conforme Leite, o Estado está dando suporte às vítimas. “Mobilizamos as nossas equipes para dar todo o suporte, desde a Segurança Pública, com a Secretaria de Justiça, a Assistência Social, Trabalho e Emprego, todos os secretários estão atuando para dar suporte aos trabalhadores”. O governador destacou que colheitas como a da uva e da maçã são exemplos de serviços que exigem uma população flutuante de mais de 100 mil trabalhadores na mão de obra, necessitando de fiscalização adequada. Segundo ele, o Estado deve “garantir que as condições de trabalho dessas pessoas sejam adequadas, dignas e correspondam ao que a legislação especifica.”

Leia mais no Correio do Povo