Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Argentina confirma gripe aviária em granja comercial e põe RS em alerta, por Thaíse Teixeira/Correio do Povo

Detalhes Notícia
País perde temporariamente o status de livre da doença e suspende exportação de carne e derivados de frango. Enfermidade foi detectada em criatório localizado ao Sul da Argentina | Foto: Wenderson Araújo / Trilux

 

 

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) confirmou o primeiro caso de influenza aviária em plantel comercial de aves. A doença foi detectada em uma granja localizada no município de Mainque, pertencente à província de Rio Negro, ao Sul do país. A ocorrência levou à suspensão temporária das exportações de carne e de derivados de frango do país, não mais considerado livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Pelo menos, até que sejam concluídos os protocolos sanitários necessários para debelar o foco, o que deve levar, no mínimo, 28 dias segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Até às 20h desta quarta-feira, o país vizinho somava 186 notificações analisadas pelo Laboratório do Senasa, com patogenicidade positiva para 26 delas, sendo uma em ave comercial, três em silvestres e 21 em animais de fundo de quintal. As ocorrências concentram-se nas províncias de Córdoba (13), Buenos Aires (5), Río Negro (2), Santa Fé (2), Jujuy (1), Neuquén (1), San Luis (1) e Salta (1).

Lea mais no Correio do Povo