Resgatando memórias afetivas e dos territórios onde desenvolvem os seus trabalhos, as marcas autorais do Rio Grande do Sul entrelaçam saberes e fazeres ancestrais ao design e à criatividade, produzindo peças carregadas de identidade e sustentabilidade. Composto em sua maioria por empreendedores individuais ou empresas de pequeno porte, esse segmento da cadeia da moda estadual vem buscando a profissionalização e consumidores interessados em roupas, acessórios e calçados com histórias, propósito e que valorizem a mão de obra local. Após o período da pandemia de coronavírus, em que muitos negócios da área precisaram se reorganizar e investir fortemente no e-commerce, a perspectiva para 2023 é de expansão para novos mercados.
A história da bucólica localidade de Linha Blessmann Poente, em Nova Roma do Sul, na serra gaúcha, é a inspiração para a alfaiataria contemporânea da Rico Bracco, marca autoral e sustentável fundada pelo designer Fabrício Bracco, em 2015. Em suas peças atemporais e sem gênero feitas com matérias-primas naturais, ele resgata não apenas a memória do lugar e da estética interiorana, mas também as suas lembranças de infância e a trajetória do seu avô materno – que veio da região do Vêneto (Itália) para o Rio Grande do Sul no final da década de 1930.
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