Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Em 2016, PF apreendeu tesouro de 133 itens levados por Lula após 2º governo; Diário do Poder

Detalhes Notícia
Ex-primeira-dama Michelle tinha obrigação de declarar o presente ao voltar da viagem oficial. O tesouro apreendido pela PF incluía joias presenteadas a Lula por chefes de governo e de Estado e até uma obra de Aleijadinho, que sumiu da Presidência. 

 

 

O caso das joias presenteadas pela família real da Arábia Saudita à então primeira-dama Michelle Bolsonaro, e que acabaram apreendidas pela Receita Federal, faz lembrar outro escândalo envolvendo a apreensão de um verdadeiro tesouro que o presidente Lula levou com ele, ao final do seu segundo mandato presidencial, e guardado por cinco anos nos cofres de uma agência bancária.

O tesouro era composto de 133 itens valiosos, na maioria presentes de chefe de Estado ou de governo visitados pelo brasileiro ou que visitaram o Brasil. Todos esses itens haviam sido incorporados ao patrimônio público sob guarda da Presidência da República.

A Polícia Federal apreendeu o tesouro em uma sala-cofre da agência do Banco do Brasil, em São Paulo. O acervo estava guardado em 23 caixas lacradas desde janeiro de 2011, mês em que Lula deixou a presidência.

Leia mais em Diário do Poder