Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Argentina deve manter taxa de juros em 75% em março; Forbes

Detalhes Notícia
Isso marca o sexto mês consecutivo de manutenção da taxa Leliq de 28 dias inalterada depois que o Banco Central encerrou um ciclo de aperto. Foto: Agustin Marcarian/Reuters

 

 

O Banco Central da Argentina deve manter sua taxa básica de juros em 75% neste mês, apesar da inflação anual se aproximando de 100%, disse à Reuters uma fonte do banco com conhecimento das discussões hoje (10).

Isso marcaria o sexto mês consecutivo de manutenção da taxa Leliq de 28 dias inalterada depois que o Banco Central interrompeu um longo ciclo de aperto em outubro do ano passado.

A taxa se traduz em cerca de 107% em uma base anualizada, disse a fonte, consultora do BC argentino, acrescentando que, por enquanto, isso tem reduzido a pressão para aumentar as taxas de juros, apesar da inflação.

“Ainda mantém a taxa positiva em relação à inflação”, disse a pessoa. “Se a inflação continuar pressionada, em abril ela (taxa de juros) pode subir para ajudar a esfriar a economia, mas é uma análise semana a semana”, disse a fonte.

Leia mais em Forbes