Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Governo libera linha adicional para agricultores afetados por estiagem no Sul; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Tesouro Nacional disponibilizou R$ 300 milhões em crédito aos produtores prejudicados pela crise hídrica. Produtor tem colheita afetada cm a estiagem | Foto: Guilherme Almeida

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, editaram decreto com medidas para combater os efeitos da estiagem na produção agrícola na Região Sul do País, incluindo o Rio Grande do Sul. O ato autoriza a concessão de operação adicional de crédito a beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária e também cria grupo interministerial para propor ações que mitiguem o impacto socioeconômico sobre o setor agropecuário nas áreas afetadas, em especial sobre a agricultura familiar.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, depois de parlamentares do núcleo agrário do PT pressionarem o ministro Paulo Teixeira, também do partido, por um novo pacote de ajuda aos produtores gaúchos afetados pela estiagem. Deputados ouvidos pela reportagem alegam que somente a concessão de crédito não é suficiente para o socorro aos agricultores, sobretudo aos pequenos e familiares. O Tesouro Nacional disponibilizou R$ 300 milhões em crédito aos produtores prejudicados pelo estresse hídrico, mas esses parlamentares cobram do governo também medidas de renegociação e amortização parcial da dívida de produtores.

Leia mais no Correio do Povo