Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Proposta de criar mandatos no STF ganha força na Corte e no Congresso, por Mariana Muniz e Jan Niklas/O Globo

Detalhes Notícia
Ao menos quatro ministros do Supremo se dizem favoráveis à mudança, que já recebeu sinalização do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. PEC propõe atuação por oito anos. Ministros do STF no plenário da Corte: proposta de estabelecer mandatos foi apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), aliado de Bolsonaro. Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/01-03-2023

 

 

A proposta de impor mandatos a membros de tribunais superiores, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF), tem ganhado força entre integrantes das principais Cortes do país e no Parlamento. Pelo menos quatro ministros do Supremo se dizem favoráveis à mudança — três deles na condição de anonimato. No Congresso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vem sinalizando disposição em pautar projeto sobre o tema.

Não há consenso sobre a extensão do mandato a ser imposto e a discussão passa por propostas que vão de oito a 16 anos. Em geral, juristas apenas concordam que a medida só deve valer para futuras indicações, como forma de afastar o argumento de que a regra seria inconstitucional.

Leia mais em O Globo