Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt é escolhida vice-presidente de Habitação da FNP. Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos debateu reforma tributária e transporte

Detalhes Notícia
Mateus Raugust/PMPA

 

 

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, participou nesta segunda-feira (13) da 84ª Reunião Geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). O evento, que se encerra amanhã (14), debate temas relevantes para os municípios, como a reforma tributária, a educação, saúde pós pandemia e o transporte coletivo.

No primeiro dia do evento, a mesa sobre a reforma tributária contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy. Haddad defendeu a necessidade de reforma para tornar o Brasil mais competitivo, por meio da simplificação de impostos.

Entre as três propostas em tramitação no Congresso Nacional, a entidade dos prefeitos apoia a proposta chamada Simplifica Já, apresentada como a PEC 46/2022, do Senado, que propõe a simplificação da tributação dos impostos da União, Estados e municípios, respeitando a autonomia dos prefeitos na gestão do ISS. “Somos favoráveis à reforma tributária, mas este é o momento de nos articularmos e mostrarmos união para defender o melhor modelo para os municípios, evitando que o cidadão fique prejudicado com possíveis cortes de recursos para serviços essenciais”, afirmou a prefeita Fatima Daudt.

Mais cedo, os prefeitos trataram da criação do Conselho da Federação, um fórum permanente formado por prefeitos, governadores, vice e presidente da República. O objetivo é discutir políticas estratégias e transversais. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), foi confirmada como vice-presidente de Habitação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para os próximos dois anos, função que já ocupa desde maio de 2021. A posse ocorre amanhã (14) durante a Reunião Geral da FNP, em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A meta é ampliar o debate nacional sobre moradias populares e programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, que está sendo retomado pelo governo federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado para o encerramento do evento, quando ocorrerá a posse da nova diretoria da FNP para o próximo biênio.