Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

RS: Cerca de 600 veículos antigos participam de evento em Teutônia. Organização estima que mais de dez mil pessoas prestigiaram programação no Centro Administrativo Municipal

Detalhes Notícia
9813 – Ford T, ano 1923, foi um dos veículos destaque do evento, com 100 anos de estradas e muitas histórias, mantendo-se em perfeito estado de conservação. Foto: Leandro Augusto Hamester

 

 

Amizades e muita história para contar resumem o 13º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, realizado no último fim de semana, de 17 a 19 de março, no Centro Administrativo Municipal. Um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari reuniu cerca de 600 veículos antigos e atraiu público superior a dez mil pessoas, nesse que já é um dos maiores eventos do gênero realizado na região.

Os dias ensolarados e as noites quentes contribuíram para movimentar expositores de diversas cidades gaúchas e, inclusive, de fora do Estado, além de atrair as famílias para um passeio e apreciação de raridades e clássicos sobre rodas. No encerramento da programação, na tarde de domingo, mais de 70 troféus de veículo destaque foram entregues no tapete vermelho.

Foto: Leandro Augusto Hamester

“Tivemos um fim de semana espetacular. Ao longo desses mais de 20 anos, a cada nova edição o nosso encontro tem evoluído, graças ao apoio e envolvimento de muitas pessoas e entidades, trabalho conjunto que nos possibilita entregar um evento dessa envergadura. Sem dúvida o sucesso dessa edição nos motiva a já iniciarmos o planejamento do 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, em 2024”, destacou a vice-presidente no cargo de presidente da CIC Teutônia, organizadora do evento, Tania Schardong.

O presidente do Veteran Car Teutônia, entidade parceira na organização do encontro, Claudinei Altmann, também se disse feliz com o evento. “Com certeza alcançamos as expectativas, com grande participação de antigomobilistas e público visitante. O tempo também colaborou”, frisou, valorizando a dedicação de todos os envolvidos “que contribuíram para a grandiosidade do evento”.

Premiação

Entre os mais de 70 troféus entregues aos veículos destaque, dois receberam homenagem especial. O Ford T, ano 1923, motivou celebração e o “Parabéns” em coro pelos 100 anos de estradas e muitas histórias. O ícone do automobilismo mundial pertence ao antigomobilista Cesar Spielmann, de Lajeado, e está em perfeito estado de conservação.

DeSoto Diplomat Custom Foto: Leandro Augusto Hamester

O outro foi o DeSoto Diplomat Custom, ano 1955, fabricado pela Chrysler nos Estados Unidos, detentor do potente motor V8 big block. O proprietário, de Teutônia, não quis se identificar e, por isso, usamos apenas as iniciais do nome. D.S. se disse surpreso com a premiação, considerando que é de praxe que membros de clube organizador do evento não são premiados. “Esse carro é único no Brasil. Que se tenha conhecimento, há apenas mais dois ou três rodando no mundo, é um veículo raríssimo.

Foi uma montagem especial que a Chrysler fez no passado para carros de embaixadas americanas. É um carro excepcional, com capota elétrica já da época, automático com três marchas. Foi leiloado no Brasil há 22 anos e guardado a ‘sete chaves’”, comentou.

A homenagem também foi para o antigomobilista, que há quatro anos e meio enfrenta um câncer. “Eu tive a sorte que Papai do Céu me deu não só o carro, mas a vida. Recebi diagnóstico de câncer de intestino e a medicina me deu duas semanas de vida. Estar aqui para contar essa história é um milagre, estou vivo pela fé, e o que me move é essa paixão pelos carros antigos e o apoio dos amigos e da família. Nesse encontro em Teutônia fiz muitas criancinhas felizes brincando no volante do DeSoto, e é isso que me mantém firme”, concluiu, emocionado.