Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Escolas da rede municipal de Canoas iniciam atividades do Pacto pela Alfabetização

Detalhes Notícia

 

 

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria da Educação (SME) iniciou a programação referente ao Pacto pela Alfabetização em todas as EMEIs e EMEFs, da rede municipal. Foram entregues diversos materiais, livros e atividades do programa, que tem como objetivo alfabetizar todos os estudantes até o final do 1º ano e consolidar a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Nas escolas, o clima foi de muita animação com a chegada dos materiais, com diversas atividades preparadas pelas professoras. Na EMEF Farroupilha, foi colocada uma caixa de presente misteriosa. Após a realização dos projetos, a surpresa será desvendada pelos alunos. Já na EMEI Recanto do Filhote, a gurizada participou de uma caça ao tesouro, usando os materiais que vieram com o Pacto.

O pacto pela alfabetização inclui as crianças de Jardim ll das EMEIs, 1º e 2º anos das EMEFs. A chefe de Programas e Projetos Especiais de Educação da SME, Luana Vieira, reforçou a importância do programa.“Estamos muito ansiosos e animados, pois sabemos do comprometimento dos nossos professores da rede e o quanto é importante este trabalho para garantir a alfabetização dos nossos alunos”.

Durante o mês de fevereiro, a Secretaria da Educação promoveu diversas palestras de formação com professores, supervisores, diretores e coordenadores das 83 escolas da rede municipal de ensino da cidade. As formações tiveram como objetivo qualificar os profissionais, para o maior entendimento do programa e trabalho em sala de aula. As ações são realizadas pela Equipe da Coordenação do Pacto pela Alfabetização, formada pelos servidores: Luana Vieira, Carol Tedesco, Vagner Farias, Raquel Xavier e Graziela Aloy.

Pacto pela alfabetização

O projeto visa garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade, com o aprimoramento da leitura dos estudantes e a consolidação da alfabetização, além de recuperar as perdas causadas pela pandemia. Com uma metodologia baseada em evidências, o programa permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola.