Porto Alegre, quinta, 26 de setembro de 2024
img

Promotor de justiça de SP Lincoln Gakiya era um dos alvos de facção criminosa; saiba quem é, pPor Paolla Serra/O Globo

Detalhes Notícia
Integrante do Gaeco, no interior de SP, ele foi responsável pela transferência de traficantes para presídios de segurança máxima. Senador Sergio Moro era outra vítima. Lincoln Gakiya, promotor de Justiça Alesp

Integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em Presidente Prudente, São Paulo, o promotor de justiça Lincoln Gakiya era um dos alvos de um plano de sequestro e morte da maior facção criminosa do país, de acordo com a Polícia Federal. Dedicado há 17 anos a combater as ações desse grupo, Gakiya foi o responsável por transferências de chefes como Marcos Camacho, o Marcola, para presídios federais e vive atualmente sob escolta e vigilância após uma série de ameaças que sofreu.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Sequaz, deflagrada nessa manhã, tem por objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão, no Distrito Federal, em Roraima, no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Segundo as investigações, integrantes da facção planejavam sequestrar e matar servidores públicos e políticos, como o promotor e também o senador Sérgio Moro (União Brasil). As diligências mostram que os ataques poderiam ocorrer simultaneamente.

Leia mais em O Globo