Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Miss Universo RS terá a primeira candidata trans a participar do concurso no Brasil

Detalhes Notícia
Bethina Marcante sonha com a coroa há mais de 15 anos. Foto: Nathan Carvalho

 

 

 

O tradicional concurso de beleza feminina Miss Universo traz novidades a partir desse ano. As regras foram atualizadas permitindo que mulheres casadas, divorciadas e mães participem da disputa. Bethina Marcante é a primeira candidata trans a Miss no Brasil e estreia na competição Miss Universo Rio Grande do Sul em 2023. Aos 26 anos, irá representar seu município de nascença, a cidade de São Borja, apesar de atualmente morar em Novo Hamburgo. A candidata é modelo, arquiteta e designer de interiores, formada pela Universidade URI Santo Ângelo no curso de Arquitetura e Urbanismo.

A aspirante a Miss Universo RS se considera uma pessoa movida pelos desafios e diz que sempre enxerga oportunidades onde ninguém as vê. Seus hobbies incluem jardinagem, musculação, Muay Thai e Yoga. Bethina também é envolvida com trabalhos sociais de amparo às crianças com autismo e aos idosos.

Bethina Foto: Nathan Carvalho

A representante de São Borja conta que o sonho de ser Miss começou em 2007, quando tinha apenas 11 anos e assistiu Natália Guimarães receber o título de Miss Brasil. Mas foi em 2018 que tomou a decisão de começar a se preparar para o concurso. Para isso, buscou a assessoria da produtora de moda Simon K.  “Não é um projeto de alguns meses, é um projeto de anos.” – Explica Bethina. – “Decidi que concorreria ao Miss Universo RS e me empenhei em busca do meu sonho. Estudei cada concurso, a trajetória  de todas as Misses que se destacaram, cada prova. Me comprometi comigo mesma a dar o melhor de mim.”

A candidata sabe da importância de seu pioneirismo no concurso, que nos últimos anos vem se adaptando e criando novas regras para melhor representar e apoiar as mulheres globalmente. “Me sinto uma desbravadora. Represento uma vivência que não é só minha. A transexualidade é uma vivência única, que cada mulher experiencia da sua forma. Quero mostrar que cada uma de nós é um indivíduo, com sua personalidade, suas particularidades, percepções, escolhas e sonhos.” Apesar do otimismo, Bethina prevê que o apoio à sua participação na disputa não será unanimidade do público, mas comenta que vêm observando que aos poucos as pessoas estão se tornando mais entusiastas e abertas às mudanças.

A modelo conta que a preparação para a disputa está sendo intensa, mas se diz pronta para encarar todos os estágios da competição. “Se avançar para as próximas etapas, terei de estudar as exigências de cada fase e me aperfeiçoar para superar as expectativas do que o concurso espera de uma Miss. Sinto-me preparada para avançar com a mesma responsabilidade, dedicação e empatia com que já venho me capacitando, sempre de forma autêntica e alinhada aos meus princípios. Quero contar a história de uma maneira diferente”  – Ela afirma, acrescentando, ainda, que se eleita, pretende ser um exemplo da autonomia da mulher em todas as áreas da vida “Quero inspirar outras mulheres a terem coragem e se movimentarem para viver os seus sonhos.”

Além da participação de Bethina, o Miss Universo RS já confirmou a presença da candidata Vitoria de Brito Liskoski, representante de Taquara, que é mãe de dois filhos.

A edição Rio Grande do Sul está sob novo comando. O responsável pela seleção das candidatas e organização do evento é Bebeto Azevedo. Apaixonado por concursos de beleza, ele coordenou por anos o Miss Canoas, edição municipal da disputa. O produtor Thiago Soares também cuida dos detalhes do evento. O roteiro e os figurinos estão sendo conduzidos pelo consultor de imagem e figurinista Xico Gonçalves.

Além de coordenar concursos de beleza, Bebeto Azevedo também é médico e já atuou como chefe do ambulatório de políticas LGBTQIA+ do município de Canoas, que possui um programa reconhecido em todo o estado pelo pioneirismo e qualidade no atendimento e acolhimento à comunidade trans. Dentre os serviços oferecidos a partir do Ambulatório está o tratamento hormonal para transição, que é disponibilizado gratuitamente com recursos 100% oriundos do Município.

Bebeto conta que está entusiasmado com o título de Coordenador Estadual e diz que é uma honra estar à frente de um evento que continua se reinventando e se adaptando aos dias atuais sem perder o glamour. Ele comenta, ainda, que será uma grande responsabilidade eleger alguém que represente a elegância, a atitude e a beleza da mulher gaúcha.

O RS é o estado que mais elegeu vencedoras do Miss Brasil, com 14 vitórias. Em 1963 a gaúcha Ieda Vargas recebeu a coroa de Miss Universo se tornando uma das duas ganhadoras brasileiras do título. A edição estadual deste ano terá a temática “Em Busca de Jóias Raras” e será transmitida em todo o RS pela Ulbra TV em TV Aberta 48.1 , Vivo 513, Net POA 521 Tubaron 182,  TVN 19, e para todo o brasil pelos canais da Ulbra TV no Facebook e no YouTube.

 

SERVIÇO:

Miss Universo RS 2023

Local: Centro de Eventos Miss Universo RS – Park Shopping Canoas

Dia 6 de maio de 2023 às 21h

Transmissão: Ulbra TV  em TV Aberta 48.1 , Vivo 513, Net POA 521 Tubaron 182,  TVN 19, Facebook e YouTube Ulbra TV.

Ingressos através da plataforma Sympla.