Porto Alegre recebe neste sábado, 25, a etapa Sul da Champions Ligay, um dos maiores eventos esportivos LGBTQIA+ da América Latina. Serão seis times de futebol e 138 atletas participando de jogos a partir das 8h, no trecho 3 da Orla do Guaíba.
A primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino, enfatiza a importância da liga para a inclusão e a diversidade. “É uma honra ser madrinha da Ligay, pois acredito que o esporte é um lugar importante de inclusão. Desde o início da gestão, apoiamos iniciativas que tornem Porto Alegre uma cidade mais plural e acolhedora para todos”, diz Valéria.
Participam do campeonato Sport Club Maragatos, Magia Sport Clube e Real Flamingos, do Rio Grande do Sul; Capivaras e Táboa, do Paraná; e Esporte Club Dinosaurs, de Santa Catarina. A etapa servirá de classificatória para a final nacional, em outubro de 2023, em local a ser definido. Atualmente, 70 equipes de todo o Brasil compõem a Ligay.
Serviços – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apoia o campeonato por meio da instalação de nove banheiros químicos, sendo dois deles com acessibilidade, à disposição dos atletas e do público.
“A participação e apoio ao evento têm a missão de contribuir com a política de inclusão social e todas suas representatividades, neste caso, por meio do esporte, de forma a combater a homofobia, a transfobia e todas as formas de preconceito”, afirma Camila Rodrigues, coordenadora de Direitos da Diversidade Sexual e Gênero da SMDS.
O evento é gratuito, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será destinado à instituição Cozinheiros do Bem.