Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Canoas: Ronda Escolar aborda racismo, bullying e outras infrações

Detalhes Notícia
Iniciativa busca aproximação da Guarda Municipal com a comunidade escolar (foto ilustrativa) Foto: Gustavo Garbino

 

 

A Ronda Escolar, promovida pela Guarda Municipal (GM) de Canoas, abordou temas com objetivo de fortalecer o combate à violência escolar. O encontro, realizado em formato de palestra, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monteiro Lobato, no bairro Rio Branco, nesta segunda-feira (27).

O projeto, que começou a ser implementado nas escolas municipais no ano passado, tratou dos seguintes temas, nesta tarde: racismo, bullying, além de outras infrações. De acordo com o coordenador da Ronda Escolar, Paulo Gonzaga, a iniciativa busca uma aproximação da Guarda Municipal com a comunidade escolar, para conscientizar os alunos sobre os tópicos abordados.

“Buscamos estabelecer um caminho de confiança, no qual a Guarda Municipal objetiva desenvolver ações de prevenção à violência escolar. Conforme dados analisados, o bullying ainda é o principal problema no âmbito da violência escolar. Por conta disso, a instituição, através da Ronda Escolar, e a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa ‘É Tempo de Cuidar’, tem buscado a conscientização da necessidade da empatia das boas práticas de prevenção à violência no âmbito escolar”, explicou.

Durante esta semana, o cronograma da Guarda Municipal contempla outras edições do projeto. Entre amanhã (28) e quinta-feira (30), os encontros ocorrem, na parte da tarde, nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dr. Nelson Paim Terra, no bairro Rio Branco, e Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras.

Violência escolar

A violência escolar pode ser considerada como os atos ou ações de comportamentos agressivos e antissociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, entre outros praticados entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e estranhos à escola) no ambiente escolar.
Em caso de denúncias ou emergências, a comunidade canoense pode ligar pelo telefone 153 ou enviar mensagem de WhatsApp pelo número (51) 9 9930-14751.