Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Tribo dos índios Mbyás Guaranis da Estiva e Quinta da Estância promovem projeto pedagógico interativo que valoriza e ensina a cultura indígena para crianças e adolescentes

Detalhes Notícia

 

 

Um dos programas pedagógicos mais interativos e que proporcionam conhecimentos de história, geografia, arqueologia, artes e aprendizados culturais para crianças e adolescentes é o Programa dos Povos Indígenas da Quinta da Estância. O projeto ocorre durante todo o mês de abril e tem como objetivo evidenciar e valorizar a cultura indígena para jovens em idade escolar de forma lúdica. A ação é realizada em parceria com a tribo dos índios Mbyás Guaranis da Estiva, arqueólogos, antropólogos e professores de história.

Fato curioso
Dia 19 de Abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, antigo Dia do Índio. A mudança no nome da data ocorreu em 2022 com a Lei 14.402 para enaltecer a diversidade das culturas dos povos originários.

Programação
O projeto da Quinta da Estância conta com diversas atividades ao longo do passeio na Fazenda e os participantes podem explorar toda a cultura indígena por meio de experiências e em contato direto com os índios da tribo Mbyás Guaranis da Estiva. Os visitantes poderão fazer escavações, conferir como eram a moradia dos índios, acompanhar apresentação de dança e música típica, conhecer a pinturas destes povos, bem como a herança gastronômica, além de conversar com as lideranças indígenas. Confira a programação completa abaixo:

Oficina de Arqueologia: Alunos apreendem como arqueólogos reconstroem a história de antigas civilizações. Estudantes fazem escavações simuladas com diversas descobertas.

Visita a Aldeia Indígena Modelo: Foi construída uma mini aldeia indígena modelo com Ocas das três culturas indígenas que viveram no Rio Grande do Sul (Guaraní, Kaingangue e Charruas). Cada tipo de Oca possui uma relação direta com estilo de vida de cada Etnia.

Apresentação de Música e Dança Indígena: Estudantes poderão participar de uma apresentação de Música e Dança indígena apresentado pela Aldeia Guarani.

Conversa com Lideranças Indígenas: A Fazenda realiza o projeto em parceria com as Tribos Mbyás Guarani de Viamão/RS e os participantes conhecem como era a vida antigamente e o que mudou hoje na Cultura Indígena, conversando diretamente com os membros da tribo.

Oficina das Pinturas: Alunos aprendem sobre as pinturas indígenas e seus significados. Alunos também são pintados com a planta do Urucum com tinta natural.

Oficina da Gastronomia Indígena: Reservamos um espaço completo para os participantes conhecerem toda a herança gastronômica deixada pelos índios. Alunos vão poder experimentar pratos típicos e conhecer as primeiras espécies de plantas domesticadas para plantio pelos índios (Erva Mate, Batata Doce, Aipim, etc).

Oficina do Brincar: Alunos irão aprender quais brincadeiras os curumins realizavam na aldeia quando criança, muitas destas até hoje utilizadas por todos nós. São elas: Sapata, Peteca, Bolita, Perna de Pau.

A Quinta da Estância dará desconto especial nos pacotes da Fazenda para cada aluno que traga alimentos não perecíveis, roupas ou cobertas, para doar diretamente à tribo. Mais informações e inscrições pelo whats app (51) 999544.0611.