Buscando garantir que todos os alunos compareçam regularmente às aulas, a Secretaria da Educação (SME), juntamente com as escolas da rede municipal, trabalha em ações para coibir a evasão escolar. O trabalho acontece de forma regular, com contatos frequentes com as famílias dos alunos e, em último caso, com a ida até a residência dos estudantes.
Uma das escolas que mantém contato próximo com as famílias é a EMEF Paulo VI. “Nosso compromisso é sempre com os alunos, estamos firmes em busca de alunos que não estão vindo à aula. É um trabalho incansável, em conjunto com os professores que nos avisam se há muitas faltas. Caso não consigamos contato telefônico ou pelo WhatsApp, vamos até os endereços”, destaca a diretora da escola, Maristela de Oliveira Borsoi.
A secretária adjunta da Educação, Cinara Portela, explica como são realizadas as ações. “Buscamos trabalhar em conjunto com as equipes diretivas das escolas e os professores, usando este vínculo para garantir que os alunos compareçam às aulas. A busca ativa é o nosso último recurso, de realmente ir atrás destes alunos nas próprias casas”, afirma.
Cinara destaca, ainda, que no caso de a SME também não encontrar o aluno, o Conselho Tutelar é acionado: “Nosso objetivo é não deixar nenhum aluno para trás, mas é importante reforçarmos com os pais que o comparecimento do aluno não é só obrigatório, mas também fundamental para o desenvolvimento das crianças. Caso as nossas ações não sejam suficientes, acionamos as demais autoridades para que sejam tomadas as medidas necessárias”.