Na tarde desta quinta-feira (13), ocorreu o ato de posse do novo Procurador-Geral do Município de Canoas, Orlando Heemann Júnior. O evento, realizado no Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, de procuradores municipais, assessores jurídicos, além de secretários.
Segundo o prefeito, a história do desembargador Heemann Júnior motivou o convite para que ele assumisse a Procuradoria Geral do Município de Canoas. “É com muita alegria que hoje estamos assinando a portaria de nomeação e passamos a ter o Orlando como Procurador-Geral. Já tivemos grandes nomes que ocuparam a Procuradoria e tenho certeza de que ele vai, sem dúvida, conduzir com competência e inteligência. É um homem que tem uma vida dedicada ao direito e à democracia, que forjou sua carreira como juiz e alcançou, pelo seu trabalho e dedicação, a condição de desembargador”, destacou Jairo.
“Eu agradeço, com ênfase, essa recepção tão calorosa. É um novo desafio pra mim, porque eu achei que a essa altura da minha vida profissional não haveriam novos desafios a serem enfrentados. Quando surgiu este convite, que para mim é muito honroso, confesso que balancei antes de aceitar, dada a responsabilidade, mas não sou de recusar um desafio”, declarou Heemann Júnior.
O procurador comentou, ainda, sobre as atividades desempenhadas pela PGM. “A Procuradoria deve constituir atos de estado, não de governo. Deve sempre pautar-se pelo bem comum e pelo interesse da coletividade, não por interesses pessoais. Mesmo assim, o direito não é ciência exata, tem suas as nuances e, no entanto, tem sempre a responsabilidade de, naquele momento e naquela conjuntura, chegar na melhor solução possível. Para isso, é necessário um estudo aprofundado e constante atualização”, afirmou.
Trajetória
Orlando Heemann Júnior é formado em Direito pela UFRGS, em 1978. Começou na magistratura, em 1980, como Pretor. Em 1982, assumiu o cargo de Juiz de Direito e atuou como titular nas comarcas de Pedro Osório, Getúlio Vargas, Alegrete e depois promovido para Porto Alegre, em 1990. Na Capital, foi também Juiz da Propaganda Eleitoral e integrante do Conselho de Recursos Administrativos. Assumiu como Desembargador em dezembro de 1998. Atuou como presidente da 12ª Câmara Cível.