A capacidade de desenvolvimento da Zona Sul do Estado foi o destaque da palestra do vice-governador Gabriel Souza, em Pelotas, nesta quinta-feira (13/4). A convite da Associação Comercial de Pelotas (ACP), ele conversou com empresários e representantes dos municípios da região e defendeu os investimentos em inovação, infraestrutura, logística e mão de obra para ampliar a produtividade e a competitividade da região.
Segundo Gabriel, o volume de universidades e centros acadêmicos da Zona Sul é fator determinante para contribuir com o crescimento regional. “Sem dúvida, a grande economia do século 21 é a da inovação. Precisamos trabalhar para garantir a competitividade e o aquecimento econômico da região”, disse ele no encontro, na sede da ACP. “A Zona Sul tem boas universidades e tem capital humano que pode ser bem aproveitado.”
A utilização de produtos voltados à inovação em áreas como o agronegócio, indústria, comércio e serviços, bem como em atividades dos setores público e privado, também foram ressaltadas pelo vice-governador como modelos a serem seguidos. “A inovação é tão importante que a incluímos como um dos eixos centrais do nosso governo para termos um Estado moderno, atrativo e acolhedor, sintonizado com as novas gerações”, destacou Gabriel.
O vice-governador elencou ainda diversas ações da gestão, que colocaram o Rio Grande do Sul na liderança do ranking nacional de inovação. Entre elas, o desenvolvimento e ampliação de programas estratégicos. Sob sua coordenação, o Gabinete de Projetos Especiais (GPE) tem conduzido as iniciativas Professor do Amanhã, Jovem Aprendiz, Primeira Infância e Todo Jovem na Escola, programas táticos para o desenvolvimento do capital humano e para a qualificação da mão de obra gaúcha.
Inovação no campo
Representante de 16,2% da área de arroz semeado na safra 2022/2023 no Estado, de acordo com dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Zona Sul tem potencial para ampliar a produção. Para o vice-governador, é essencial investir em mais pesquisas sobre o cultivo do grão. “Com pesquisas e inovação, poderemos ter uma genética ainda mais aprimorada e, com isso, mais produtividade e competitividade no mercado”, pontuou.
Gabriel também apresentou indicadores de recursos aplicados na região que estão contribuindo para o desenvolvimento local. Pelotas, por exemplo, subiu uma posição (de 10º para 9º) no ranking das dez maiores economias do Rio Grande do Sul, segundo o IBGE. Entre 2019 e 2022, o município recebeu mais de R$ 158 milhões em investimentos locais em rodovias, pavimentação, agricultura, saúde, educação, esporte, assistência social, obras e turismo.
“São recursos oriundos de privatizações, uma fonte extraordinária que só foi possível graças à agenda de reformas conduzida pelo governo do Estado. Esses recursos têm contribuído para o equilíbrio fiscal e investimentos em infraestrutura e outras áreas essenciais”, informou.
Parceria com municípios
Presente no encontro, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, citou a parceria do governo estadual para o desenvolvimento de projetos em conjunto com os municípios. “O governo do Estado tem priorizado os municípios e construído ações que contemplam a educação para o digital, a qualificação de capital humano e a transformação digital do pequeno empreendedor”, disse.
O presidente da ACP, Fabrício Cagol, agradeceu a presença do vice-governador no evento e colocou a entidade à disposição para contribuir com o Estado. “Queremos ajudar a fomentar áreas como o agronegócio, questões tributárias e logística”, afirmou.
Também acompanharam a palestra a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos; o prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro; o diretor geral adjunto da Secretaria de Obras Públicas, Miguel Medina; e os vice-presidentes da ACP, Elisa Gioielli e Roger Silva.