De 20 a 23 de abril, Porto Alegre sedia a terceira edição do Festival Honk!, com roda de conversa, apresentações e cortejo de fanfarras brasileiras. O Honk!POA trará fanfarras do Rio de Janeiro, Santa Catarina e de Minas Gerais para tocar com as fanfarras locais. Além disto, ocorrerão apresentação de grupos percussivos convidados, como o Macaratu Truvão e o La Brasa Lunera, de candombe. O evento tem apoio da prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC).
A programação inicia nesta quinta-feira, 20, com uma roda de conversa, dentro do perfil de integrar artistas e cidadãos em torno da arte e da música, promovendo a coletividade. No dia 21, começam as apresentações das fanfarras na área central da cidade. Já no dia 22, o Honk! se descentraliza e vai para as comunidades da Ilha do Pavão, Vila Planetário e Morro da Cruz. E para encerrar, o domingo, 23, terá cortejo de todos os participantes pelas ruas de Porto Alegre.
O HonK! nasceu em Boston e acontece em várias cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Providence, Seattle e Austin. Também se espalhou para outros países, como a Austrália e o Brasil. Traz em sua programação shows nas ruas, além de workshops, algumas festas em casas noturnas, um dia de debates e um dia de cortejo com todas as fanfarras juntas.
Atrações – Festival Honk!POA
Estagiários Brass Band (MG); Calcinhas Bélicas (RJ); Terno do Binga (MG); Só Toca Bloco (RJ); Belina Orkestar (MG) -Bloconcé (RJ); DeSkaReggae (SC); Bate&Sopra (RS); Bloco do Beijo (RS); La Meteora (RS); Cosmobloco (RS); Avisem a Shana que Sábado vai Chover (RS).
Grupos convidados – Maracatu Truvão e La Brasa Lunera.
Programação
Quinta-feira, 20 – 19h: roda de conversa com as fanfarras e público no Museu do Trabalho (rua dos Andradas, 230 – Centro Histórico);
Sexta-feira, 21 – 14h: apresentações em sequência a partir das 14h na Praça da Matriz;
Sábado, 22 – 12h: Honk! descentralizado nas comunidades: Vila Planetário – Casa D. rua Sta Terezinha 711; Morro da Cruz – rua Martins de Lima, 1649; e Ilha do Pavão – Associação Vitória rua A, 45 Arquipélago;
Domingo, 23 – 14h: cortejo pelas ruas da cidade a partir das 14h, com saída do Areal da Baronesa (Cidade Baixa).