Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Petistas propõem taxar armas de fogo para financiar ações de segurança nas escolas, por Danielle Brant/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo (Ipaf) teria alíquota de 20% e seria anual. Homem dispara arma em clube de tiro em São Paulo - Carla Carniel/Reuters

 

 

Deputados do PT pretendem protocolar nos próximos dias uma proposta que prevê a criação de um imposto sobre propriedade de armas de fogo, a exemplo do IPVA (sobre veículos), para financiar as ações de segurança nas escolas anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.

O Ipaf (Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo), da União, teria alíquota de 20% e seria anual. Autor do projeto, o deputado Alencar Santana (PT-SP) finaliza o texto e diz que, assim que os ajustes forem concluídos, pretende procurar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir urgência na votação.

“A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem”, diz. “Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país.”

Leia mais na Folha de São Paulo