Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

MPF investiga esquema milionário de desvio de verbas da Covid no Maranhão, por Mael Vale/Diário do Poder

Detalhes Notícia
Chapadinha recebeu mais verbas que todos os estados do Sudeste juntos. Ao todo, 93,3% de toda a verba do Brasil para tratamento pós-covid foi enviado ao Maranhão. (Foto: Agência Brasil).

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) investiga um esquema milionário de desvios de verbas da saúde para atendimento da Covid-19 em cerca de 50 cidades no Maranhão. Pessoas falecidas, que nunca tiveram a doença e atendimentos forjados eram praticados nas cidades, aponta reportagem do programa Fantástico.

O município de Mata Roma, com cerca de 17 mil habitantes, recebeu um valor de R$ 743.433 entre janeiro e maio de 2022. O valor é maior que o repasse feito para todas as cidades do estado do Rio de Janeiro juntas. Foi apontado que até o ano passado havia na cidade 652 casos da covid mas, o número de tratamento pós-covid saltou para 34.280 casos. Na lista dos pacientes da região, aparecia nomes de pessoas falecidas, que nunca tinham feito tratamento para a doença e até nomes de pessoas de outras cidades. Mata Roma tem apenas dois fisioterapeutas no serviço público, para ser possível cada um dos profissionais teria que atender 260 pacientes por dia.

Leia mais em Diário do Poder