Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Governo terá de explicar informes da Abin e tese de apagão da inteligência na CPI do 8/1, por Fabio Serapião/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Material enviado ao Congresso aponta para muitas perguntas sobre omissão e falha de órgãos. Vândalos golpistas invadem e depredam a sede dos três Poderes - Gabriela Biló-8.jan.2023/Folhapress

 

 

A CPI mista do 8 de janeiro no Congresso é o espaço em que será possível apontar para todos os órgãos e autoridades públicas que de alguma forma falharam ou se omitiram nos ataques aos prédios dos três Poderes.

Com integrantes da base e da oposição, a comissão poderá se valer da disputa política para ir além das autoridades do Distrito Federal apontadas como omissas pelas investigações da Polícia Federal e esmiuçar como cada órgão e autoridade federal reagiu, por exemplo, aos alertas produzidos pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Os informes da Abin revelados pela Folha apontam para muitas perguntas que a CPI deverá responder na linha de apuração sobre quem são as possíveis autoridades omissas e como os órgãos públicos, em especial os federais, falharam a ponto de ter seus três principais prédios invadidos e depredados.

Leia mais na Folha de Sâo Paulo