Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

90 milhões de medicamentos e produtos herdados de Bolsonaro estão prestes a vencer na Saúde, por Mateus Vargas/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
OUTRO LADO: Ex-ministro Queiroga nega ter faltado empenho para entrega; lotes expiram em julho e incluem de remédios para HIV a contraceptivos. Ministério da Saúde armazena cerca de 1,4 bilhão itens no centro de distribuição em Guarulhos (SP) - Myke Sena/Ministério da Saúde

 

 

O Ministério da Saúde guarda cerca de 90 milhões de itens que vencem até o fim de julho. Herdados do governo Jair Bolsonaro (PL) com validade curta, esse estoque inclui remédios para HIV, vacinas, contraceptivos e medicamentos do chamado “kit intubação”.

A equipe da ministra Nísia Trindade negocia com a indústria a troca de parte dos produtos. A lista completa de itens do SUS armazenados na central de distribuição da Saúde em Guarulhos (SP) está sob sigilo desde 2018 e foi mantida dessa forma pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Folha obteve a relação dos produtos que estavam registrados no estoque da pasta em meados de abril. Esses dados mostram que o ministério armazenava 4,5 milhões de comprimidos de darunavir 600 mg com validade até o fim de maio, produto usado no tratamento de HIV e entregue em caixas de 60 unidades.

Leia mais na Folha de São Paulo