Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Google lança ofensiva contra PL das Fake News, mostram emails e relatório, por Patrícia Campos Mello/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
OUTRO LADO: Empresa nega que privilegie links contrários ao projeto e diz que não altera manualmente resultados. Sede do Google, na Califórnia - Paresh Dave - 8.mai.19/Reuters

 

 

O Google lançou uma ofensiva contra o PL 2630, o projeto de lei que regula a internet e que deve ser votado nesta terça-feira (2), mostram emails, prints e relatos obtidos pela Folha, além de um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Quem usa o Google nesta segunda-feira (1º) se depara com um link bem embaixo da caixa de busca, com os dizeres: “O PL das fake news pode piorar sua internet”. O link direciona para um post do blog do Google com inúmeras críticas ao projeto. Segundo o site de dados Statista, 97% dos brasileiros usam o Google para buscas na internet. De acordo com levantamento do NetLab, a plataforma também está privilegiando links de conteúdo de oposição ao PL nos resultados das buscas sobre o projeto de lei, além de anúncios do próprio Google criticando a nova legislação.

Procurada pela reportagem, a plataforma negou que esteja privilegiando links contra o PL em seu buscador e afirmou que seus sistemas de ranqueamento se aplicam para todas as páginas da web, incluindo aquelas que administra.

Leia mais na Folha de São Paulo