Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

RS: Secretários de segurança da região metropolitana voltam suas atenções para furto e roubo de fios

Detalhes Notícia
Reunião nesta quinta-feira serviu para estabelecer novos objetivos e metas para o setor.

 

A maior preocupação do setor de segurança das cidades que compõem a Região Metropolitana é o furto e roubo de fios, o que afeta o cotidiano da sociedade. O alerta foi dado pelo Secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, durante a reunião do Fórum de Segurança da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizada nesta quinta-feira, 11. Para ele, este tipo de crime está presente em todas as 27 unidades federativas do Brasil, sendo que grande parte dos fios roubados é destinada para outros estados. Nesse sentido, está em andamento um alinhamento entre os municípios em termos de legislação, com o objetivo de estabelecer medidas mais efetivas de fiscalização nos ferros-velhos. “A pauta da segurança nas escolas já está bem encaminhada a partir do botão de pânico, com a padronização de procedimentos e equipamentos, facilitando a aquisição de recursos pelos gestores públicos e agilizando o atendimento à população.

Para o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, um dos objetivos do Fórum da entidade é centralizar informações que permitam a adoção de medidas coercitivas contra este tipo de furto. “Além do prejuízo social, o roubo acaba por fazer com que as prefeituras redirecionem esforços e investimentos de outras áreas para solucionar os transtornos provocados por esta prática feita por delinquentes”, diz o dirigente.

Conduzida pelo assessor especial da Granpal, Jader Rodrigues da Silva, o encontro discutiu o aprimoramento do cercamento eletrônico e a discussão sobre o uso do reconhecimento facial na entrada das escolas, com o objetivo de evitar a entrada de pessoas estranhas. Além disso, o Secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, mencionou a padronização de equipamentos e até mesmo a doação de recursos para os municípios que enfrentam dificuldades financeiras. As próximas reuniões do fórum prometem avançar ainda mais na busca por soluções efetivas para pautas dos municípios da região.