Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Problemas de mobilidade urbana afetam Porto Alegre, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Em algumas vias, carros precisam desviar para não bater no veículo em sentido contrário ANA TERRA FIRMINO/JC

 

 

As reclamações sobre a mobilidade urbana são frequentes entre os cidadãos de Porto Alegre. Ruas estreitas, com carros estacionados dos dois lados, prejudicam o fluxo de quem trafega por muitas vias da Capital. Já os pedestres, convivem com a insegurança de calçadas irregulares, a escassez de faixas de segurança para atravessar, ou, ainda, o pouco tempo em alguns semáforos.

Leitores do Jornal do Comércio enviaram reclamações referentes a algumas ruas de mão dupla, em que o estacionamento é permitido dos dois lados. Sendo, assim muitos carros não conseguem transitar com fluidez nas vias e, quando há um veículo maior, como ônibus ou caminhão, interrompe a passagem.

Foram citadas avenidas como a Capivari, na Zona Sul, e General Netto, na região central, e de ruas como Luis Luz, Passo da Pátria e Curvelo, na Zona Norte e São Manoel, Inácio Montanha e Barão de Santo Ângelo, na região central, entre outras.

A engenheira de tráfego e gerente de planejamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Aline Trindade, explica que da lista de vias apresentadas, apenas a rua Luis Luz, na Zona Norte, tem problemas de conhecimento do órgão.

Leia mais no Jornal do Comércio