Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

'Prévia' do PIB tem a maior alta para o primeiro trimestre desde 2010, por Renan Monteiro/O Globo

Detalhes Notícia
Lula tem razão: sem o Estado, o agro não teria o tamanho que tem. Mas sem o agro o Estado não teria a força que tem. É preciso valorizar tal parceria, sem distorcer os papéis de cada um Pablo Jacob/Agência O Globo

 

 

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como uma prévia do PIB, registrou alta de 2,41% no primeiro trimestre de 2023, a maior para o período desde 2010. Os dados divulgados nesta sexta-feira mostram resiliência da atividade econômica do país, em um momento em que o BC busca controle da inflação.

Conforme a série histórica do Banco Central, o primeiro trimestre de 2010 teve alta de 3,52%. Quando são considerados todos os trimestres anteriores, a expansão do primeiro trimestre de 2023 foi a maior desde o quarto trimestre de 2020, que registrou alta de 3,93%.

Para Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, o resultado do primeiro trimestre do ano é explicado por fatores como o impulso econômico do carnaval no mês de fevereiro, o nível de atividade econômica no setor de serviços, além do elevado crescimento da safra agrícola.

Leia mais em O Globo