Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Refinaria Riograndense será a primeira biorrefinaria do Brasil a processar matéria-prima 100% renovável/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
O valor do investimento da Petrobras na RPR é em torno de R$ 45 milhões MARCOS JATAHY/AGÊNCIA PETROBRAS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), localizada em Rio Grande, será a primeira a realizar testes industriais para a geração de produtos petroquímicos e combustíveis de origem inteiramente renovável, em uma nova fronteira para o biorrefino no Brasil. O acordo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (29) em Rio Grande com a presença de executivos da própria RPR e das empresas que têm participação acionária na refinaria (Petrobras, Braskem e Ultra).

O primeiro teste industrial está previsto para ocorrer em novembro, devendo durar até cinco dias. O segundo, será realizado em junho de 2024. Uma vez comprovado o êxito, já estão negociados o contrato de licenciamento da tecnologia da Petrobras. O valor do investimento da Petrobras na RPR é em torno de R$ 45 milhões.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que os testes na RPR demonstram o compromisso da companhia com a transição energética. “A Petrobras é pioneira no desenvolvimento de tecnologia capaz de impulsionar oportunidades para o biorrefino no Brasil. Em parceria com os nossos sócios na Refinaria de Petróleo Riograndense, estamos avançando e perseguindo a descarbonização dos nossos processos, gerando produtos com conteúdo renovável, mais sustentáveis e eficientes para a sociedade”, afirmou Prates.

Leia mais no Jornal do Comércio