Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak toma posse como presidente do TRE-RS, por Felipe Nabinger/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Primeiro discurso à frente da Corte ressaltou necessidade de maior diversidade na participação política efetiva. Governador Eduardo Leite e presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena, prestigiaram posse de Vanderlei Teresinha (centro) | Foto: Ricardo Giusti

 

 

Tomou posse no final da tarde desta segunda-feira a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, quarta mulher a ocupar o cargo máximo da Justiça Eleitoral gaúcha. “Hoje tomo posse e reafirmo meu respeito a Constituição Federal, minha devoção aos direitos e garantias fundamentais, à busca de uma justiça rápida e efetiva, ao aprimoramento da Justiça Eleitoral, mas sobretudo ao aprimoramento da democracia”, afirmou, no início de seu discurso, após agradecimentos a colegas e familiares.

A desembargadora reforçou que a democracia está associada “à participação política, a antítese do totalitarismo, à liberdade de opinião, de organização política e participação social”. Com base em dados das últimas eleições, como, por exemplo, nas vagas de Assembleia Legislativa, na qual foram eleitos 44 deputados homens (80%) e 11 mulheres (20%), confrontados com a maioria de eleitoras no RS (53%), Vanderlei disse não haver lógica nos índices. A presidente do TRE-RS ainda citou grupos étnicos, raciais e LGBTQIA+ como atores que devem exercer, além do voto, participação política efetiva.

Leia mais no Correio do Povo