Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Tribunal abre caminho para dar acesso a mensagens vazadas a todos os alvos da Lava Jato, por José Marques/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
TRF-1 decide a favor de processado e analisa se concede permissão a demais processados da operação. Policiais federais durante buscas da 72ª fase da Lava Jato - Divulgação - 19.ago.20/Polícia Federal

 

 

Uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), sediado em Brasília, abriu caminho para que as mensagens hackeadas dos integrantes da Lava Jato, episódio que ficou conhecido como Vaza Jato, sejam acessadas por todos os processados da operação para o uso em suas defesas jurídicas.

Em uma ação que ainda não foi encerrada, o tribunal permitiu que um investigado no Paraná tenha acesso às mensagens que estão sob responsabilidade da Justiça Federal do Distrito Federal, e agora irá decidir se todos os processados da operação poderão ter a mesma autorização.

O uso dessas conversas pelas defesas tem servido, sobretudo, para corroborar argumentos de que a força-tarefa do Ministério Público Federal que conduziu a Lava Jato cometeu irregularidades processuais ou de que atuou em conluio com a Justiça Federal, de modo irregular.

Leia mais na Folha de Sâo Paulo