Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Televisão: Rodado em guarani, curta gaúcho "Um Tempo pra Mim" será exibido no Canal Brasil nesta segunda-feira

Detalhes Notícia
Com direção de Paola Mallmann, filme foi rodado em guarani numa comunidade indígena de São Miguel das Missões.
 Com direção de Paola Mallmann, o curta-metragem gaúcho Um Tempo pra Mim vai ser exibido no Canal Brasil em 5 de junho, às 13h, no programa Maratona Curta na Tela, e será reprisado no dia 11, às 7h. A obra chama atenção pelo ineditismo. O filme foi rodado inteiramente em guarani e com não-atores indígenas da comunidade Tekoa Koenju de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Este mês, o título também vai ser projetado na Mostra Ecofalante de Cinema, em São Paulo, e no Festival Guarnicê de Cinema em São Luís do Maranhão. O filme conta a história de Florência, que fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya guarani. Recolhida do convívio social, Florência vive uma transformação.

Um Tempo Para Mim Foto: Ana Luiza da Silva

Mesclando ficção com linguagem documental, a produção mostra a história de uma menina indígena que fica menstruada pela primeira vez durante um eclipse. Uma descoberta marcada pelos costumes e tradições das mulheres da comunidade em que vive.

   — A ideia original do curta começou a ser concebida após eu participar de um seminário sobre educação menstrual com a colombiana Carolina Ramirez, que trabalha a perspectiva de ampliar a conscientização da importância da dignidade menstrual na vida das meninas e mulheres de diferentes nações com o propósito de desmistificar tabus e por uma perspectiva emancipatória. O potencial de conexão e relevância do tema, alinhada com os estudos sobre as culturas indígenas e com a aproximação já anterior com comunidades guarani, me despertou a vontade de conhecer melhor esta realidade, pesquisando e ouvindo a partir da troca com mulheres indígenas sobre esse momento da vida que é tão marcante e diverso — explica Paola Mallmann.
Com produção executiva de Beto Rodrigues, o filme conquistou o Kikito de melhor trilha musical na categoria de curtas-metragens brasileiros na última edição do Festival de Gramado. Venceu ainda o prêmio de melhor direção no 16º Curta Taquary, em Pernambuco. Com 21 minutos de duração e assinado pela Opará Cultural e Galo de Briga Filmes, o título foi realizado pelo edital Audiovisual Entre Fronteiras promovido pelo IECINE Instituto Estadual de Cinema do RS.

Um Tempo Para Mim Foto: Ana Luiza da Silva

Atualmente, Paola Mallmann está finalizando o seu primeiro longa-metragem Kunha Karai e as Narrativas da Terra, que acompanha um cenário recente do movimento das mulheres indígenas no Brasil. A previsão de estreia é no segundo semestre de 2023.

FICHA TÉCNICA:
Roteiro Produção e Direção: Paola Mallmann; Elenco: Juliana Almeida Timoteo, Clarice de Oliveira, Dona Elza, Patrícia Ferreira, Sebastião Mendes Gonçalves, Cipriana Ramires Almeida e Fernanda Minetto de Almeida; Produção executiva: Beto Rodrigues e Paola Mallmann; Assistentes de direção: Eduardo Cardoso, Luz Duarte (Missiones) e Carlota Araújo; Assistente de produção: Ana Luiza da Silva; Direção de Fotografia: Pam Hauber; Assistente de fotografia: Lidia Silva e Pará Reté; Direção de Arte: Ana Luiza da Silva e Paola Mallmann; Figurino e objetos: Ana Luiza da Silva; Som direto: Marcelo Armani; Montagem: Tyrell Spencer; Finalização de cor: Guillermo Rovira; Mixagem e masterização: Juan Quintans; Tradução Guarani-Português: Araci Gomes, Gerson Gomes e Jorge Morinico; Direção da musical: Tyrell Spencer e Paola Mallmann; Assessoria de produção musical: Ana Paola Oliveira; Músicas: “Nhanderekoa Kaaguy Porã” do Coral Ara’i Ovy e Conjunto Musical La Digna Rabia; “Música para um Tempo Grego” do UAKTI; Produção: Opará Cultural; Co-produção: Galo de Briga Filmes; Realizado através do edital Audiovisual Entre Fronteiras (IECINE/SEDAC RS).