Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

TCE-RS investiga problemas na coleta automatizada de lixo de Porto Alegre, por Christian Bueller/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Tribunal analisará se há irregularidades no contrato com o Consórcio Porto Alegre Limpa, responsável pelo serviço. Na rua José de Alencar, no bairro Menino Deus, o lixo transborda de um dos contêineres | Foto: Fabiano do Amaral

 

 

Uma cena tem sido comum a alguns bairros de Porto Alegre, como Auxiliadora, Agronomia, Bom Fim e Menino Deus: acúmulo de material descartado nos contêineres utilizados para recolhimento de lixo. Na maioria dos casos, a falta de coleta ocasionou em pequenos depósitos de dejetos no entorno dos equipamentos, que transbordaram e causaram incômodos aos moradores pelo cheiro, impacto na mobilidade, além da questão estética. Em virtude disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) instaurou uma investigação, a pedido do Ministério Público de Contas (MPC).

Responsável pela coleta automatizada, o Consórcio Porto Alegre Limpa, que venceu a licitação em janeiro de 2022, vem recebendo críticas públicas do prefeito Sebastião Melo desde o final do ano, quando a administração municipal demonstrou intenção em rescindir o contrato, iniciado em setembro, com a sociedade composta pelas empresas Beta Ambiental Ltda e Techsam Tecnologia em Soluções Ambientais Ltda.

Leia mais no Correio do Povo