Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Governadores do Sul e Sudeste rechaçam imagem de 'grupo de direita', por Bernardo Estillac e Ígor Passarini/Estado de Minas

Detalhes Notícia
Em reunião em Belo Horizonte, líderes estaduais dessas duas regiões reforçaram pautas comuns, como a reforma tributária e o Regime de Recuperação Fiscal. Governadores do Sul e Sudeste do Brasil se reuniram em Belo Horizonte nesta sexta (foto: Tulio Santos/EM/D.A.Press)

 

 

Belo Horizonte recebeu, nesta sexta-feira (2/6), governadores que formalizaram a criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O grupo reúne os sete estados que compõem as regiões e se propõe a ser um mecanismo para troca de experiência entre as gestões e para articulações políticas em favorecimento regional. Durante cerimônia de abertura e entrevista coletiva, os líderes estaduais manifestaram opiniões consonantes em relação a temas como a reforma tributária, o protagonismo sulista e sudestino na economia nacional e rechaçaram, em uníssono, a ideia de que a reunião trata-se de um grupo de políticos de direita.

Pela manhã, os governadores participaram de cerimônia para a assinatura de Projetos de Lei para que as assembleias de cada Unidade Federativa aprovem a criação do consórcio. Mais tarde, os líderes estaduais participaram de agenda no Palácio da Liberdade, Centro-Sul da capital mineira, e concederam uma entrevista coletiva para tratar sobre as aspirações do Cosud.

Participaram da agenda pública os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); Rio de Janeiro, Cláudio Castro; Paraná, Ratinho Júnior (PSD); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). A única ausência foi Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tinha chegada prevista para a capital mineira após a cerimônia de lançamento do evento e da entrevista coletiva.

Leia mais em Estado de Minas