Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Governo cria grupo de trabalho para socorrer a Cooperativa Languiru, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Reunião de emergência mobilizou governo gaúcho em busca de um caminho para salvar a Languiru GRÉGORI BERTÓ/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Um grupo de trabalho composto pela Secretaria da Fazenda do Estado, Casa Civil, pelo Banrisul, BRDE, Badesul e Sicredi foi criado nesta segunda-feira (5), por determinação do governador Eduardo Leite, para tentar encontrar uma saída para o endividamento bilionário da Cooperativa Languiru. A medida surgiu durante reunião de emergência organizada ainda na sexta-feira, a pedido da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

No encontro, do qual participaram o próprio chefe do Executivo gaúcho, representantes dos quatro agentes financeiros, secretários de Estado e prefeitos do Vale do Taquari, o presidente da Languiru, Paulo Birck, voltou a apresentar os números da dívida e as dificuldades de caixa que estão inviabilizando as operações da empresa. As conversas levaram ao entendimento de que um grande esforço precisa ser feito para evitar que a cooperativa interrompa suas operações, o que dificultaria ainda mais a recuperação.

A ideia é encontrar uma fórmula para o alongamento da dívida, com a prorrogação das parcelas a vencer e um período de carência que permita fôlego à Languiru. “O encontro foi animador, pois conseguimos ser ouvidos por agentes importantes nesse processo. Mas sabemos que a solução não será rápida. A pressa da cooperativa é uma, mas o sistema anda em outra velocidade”, disse Birck ao Jornal do Comércio no final da reunião.

Leia mais no Jornal do Comércio