Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Rodrigo Lorenzoni(PL) diz que deputado do PSOL quer reescrever a história do RS

Detalhes Notícia
Foto: Paulo Garcia

 

 

“O senhor não tem moral para falar do Hino do Rio Grande do Sul, o senhor não se levanta quando o hino toca, o senhor não respeita a nossa história e a nossa tradição, o senhor não reverencia o hino que tanto nos orgulha. Passe a ter respeito pelo hino, passe a ter respeito pela tradição gaúcha, para poder ter legitimidade de fazer uma discussão”. Assim o deputado Rodrigo Lorenzoni(PL) se manifestou em plenário nesta terça-feira(06), após uma fala do deputado Mateus Gomes(PSOL), atacando a Proposta de Emenda à Constituição que protege os símbolos do RS e que irá à votação em plenário no dia 13 de junho.

Para Rodrigo, o deputado Mateus tem afirmado que tornar os símbolos imutáveis é como criar uma cláusula pétrea. “Eu propus ao deputado que fizesse uma emenda para retirar a palavra imutabilidade da PEC, mas ele não fez, ele prefere manter a pauta ideológica. Nossa PEC não vai impedir que os símbolos nunca mais mudem, mas vai exigir que se alguém quiser modificá-los terá que apresentar outra PEC, com 19 assinaturas, e aprová-la em dois turnos”, disse Rodrigo Lorenzoni.

Afirmando que não acha adequado, mas entende como direito legítimo o deputado Mateus querer trazer para dentro da letra do hino uma discussão ideológica de racismo, Rodrigo Lorenzoni disse que está fazendo “discurso com a verdade, não quero que a letra do hino mude, mas o deputado Mateus não tem coragem de assumir que quer mudar a letra, para atender os próprios anseios ideológicos. Ele não quer defender a história do RS, quer sim, reescrever a nossa história”.