Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Balada Segura de Canoas autua mais de mil veículos e recolhe 134 CNHs em cinco meses

Detalhes Notícia
Foto: Divulgação / PMC

 

 

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a operação Balada Segura de Canoas contabilizou 1.007 veículos autuados durante blitze em diferentes regiões da cidade. Ao todo, 134 carteiras de habilitação (CNHs) foram recolhidas por alcoolemia (presença de álcool etílico na circulação sanguínea). Nesse período, os agentes de trânsito realizaram a abordagem e fiscalização de 2.970 veículos em locais estratégicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), a operação, realizada uma vez por semana, busca reduzir os riscos assumidos pelos motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas. Dos 2.712 testes com etilômetro realizados pelos agentes, ao longo de cinco meses, 341 motoristas acabaram autuados por embriaguez.

“A intenção maior da Balada Segura é preservar vidas. Os agentes de trânsito não estão ali para multar, mas para tirar de circulação os motoristas que estão sob o efeito de álcool e que podem vir a causar acidentes e atropelamentos”, explica o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.

Maio tem queda de autuações

Em maio, os flagrantes de motoristas que ingeriram bebidas alcoólicas apresentaram uma queda de 56 casos, em comparação ao mês anterior. Foram 150 autuações, enquanto em abril haviam sido contabilizadas 206. Com duas ocorrências a menos, o recolhimento de CNHs caiu de 17 para 15, de abril para maio.

Ainda segundo o secretário de Transportes, mesmo com a recente queda registrada, o número de casos de alcoolemias ainda preocupa as autoridades. “Esse índice de alcoolemia na cidade ainda é considerado alto e, diante da falta de conscientização, estamos estudando ter duas edições da Balada Segura por semana”, acrescenta.

Balada Segura

A operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, com o objetivo de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. O convênio entre o Município e o Governo do Estado conta com ações coordenadas pela Diretoria de Trânsito da SMTM e participação da Guarda Municipal de Canoas e da Brigada Militar, que garantem a segurança durante as ações.