Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Porto Alegre vai contratar nova empresa para coleta de lixo; edital sai nos próximos dias, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Cenário com lixo espalhado no entorno de contêineres se tornou comum na capital; prefeitura rompeu contrato com consórcio BRUNA SUPTITZ/ESPECIAL/JC

 

 

A prefeitura de Porto Alegre vai abrir edital de contratação de uma nova empresa para a coleta de resíduos nos contêineres de lixo doméstico em até três dias úteis. A informação é do secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. A iniciativa busca dar um fim à crise no recolhimento de lixo na Capital.

A população reclama há meses sobre a coleta de lixo nos bairros com contêineres para resíduos. A principal queixa é de falha no recolhimento por parte da prefeitura e de que o entorno dos recipientes fica tomado por detritos. Atualmente, 19 bairros da região central da cidade possuem contêineres, área que representa 20% da área do município.

Os contêineres de lixo foram instalados em bairros centrais da Capital em 2011. Entretanto, o sistema nunca funcionou por completo. Em primeiro lugar, os recipientes são destinados a resíduos orgânicos e rejeitos domésticos. Entretanto, também recebem todo o tipo de material reciclável descartado por parte da população, o que atrai catadores, que retiram os resíduos dos contêineres para fazer a triagem do material.

Leia mais no Jornal do Comércio