Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Vinhos: começa a destruição de videiras em Bordeaux. Saiba o motivo, por André Andrès/ES360

Detalhes Notícia
O esquema propõe auxílios de 6 mil euros para cada hectare de vinha removido, com um orçamento completo de 57 milhões de euros. Vinhedo em Bordeaux: proprietários receberão estímulo para destruir parte da plantação. Foto: Divulgação

 

 

A remoção de 9% das vinhas de Bordeaux foi iniciada nesta segunda-feira, 5, com a ratificação do pacto pelo ministro da Agricultura da França, Marc Freneau, e diversos líderes das vinícolas locais.

O esquema envolve a remoção de 9,5 mil hectares de vinhas sob a denominação Bordeaux, correspondendo a quase 9% dos 110 mil hectares registrados sob essa denominação, devido à crise instigada pelo declínio das vendas e pelo crescimento da produção.

O esquema propõe auxílios de 6 mil euros para cada hectare de vinha removido, com um orçamento completo de 57 milhões de euros que serão providos pelo governo francês, pelo Conselho Interprofissional de Vinho de Bordeaux (CIVB) e pela região da Nova Aquitânia.

A remoção será principalmente direcionada para as vinhas negligenciadas por falta de lucratividade ou aquelas que correm o risco de se tornarem assim, devido à dificuldade dos seus donos em lidar, “material e financeiramente, com o trabalho em suas vinhas”, esclareceu o Ministério da Agricultura.

Leia mais em ES360