Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Governistas repetem estratégia usada na CPI da Covid para retomar controle da CPI do 8 de janeiro, por Malu Gaspar/O Globo

Detalhes Notícia
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e a relatora da CPI mista do 8 de janeiro, Eliziane Gama (PSD-MA) Pedro França/Agência Senado

 

 

Depois de um início tumultuado, em que perdeu lances importantes mesmo tendo a maioria dos membros da CPI mista dos atos golpistas de 8 de janeiro, o governo Lula reagrupou sua tropa no colegiado e conseguiu controlar a votação sobre as primeiras convocações para depoimentos.

Os governistas conseguiram nesta terça-feira (13) derrubar os pedidos da oposição bolsonarista para convocar o ex-ministro do GSI de Lula, general Gonçalves Dias, o ex-diretor da Abin Saulo Costa e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Também rejeitaram os requerimentos que pediam acesso ao Ministério da Justiça e do Itamaraty no dia do ataque.

O placar da votação – 20 pró-governo e 11 contra – foi consolidado nos últimos dias com uma estratégia que repetiu o esquema adotado na CPI da Covid.

Leia mais em O Globo