Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Alckmin diz que taxa de juros é ‘preocupante’ e que governo vai agir contra sonegação de sites estrangeiros de compras, por Alice Cravo/O Globo

Detalhes Notícia
Vice-presidente afirma que é dever do Executivo manter ‘concorrência leal’. Alckmin voltou a cobrar a redução da taxa de juros Gabriel de Paiva/Agência O Globo/20-03-2023

Após reunião com empresários do varejo, o vice-presidente Geraldo Alckmin voltou a criticar a taxa de juros e afirmou que o governo vai atuar para coibir a sonegação de impostos de empresas estrangeiras que fazem comércio on-line e que é dever do governo manter uma concorrência leal.

Além de Alckmin e o presidente Lula, estavam presentes na reunião com representantes do varejo os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).

— É dever do governo manter uma concorrência leal. A importação de produtos, sem pagar imposto chega a R$ 70 bi, chegou ano passado. Isso não prejudica só o comércio instalado, prejudica a indústria brasileira. A Fazenda e Receita vão agir — afirmou Alckmin.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, afirmou após a reunião que o setor pede isonomia na competição e que tem atuado junto com o governo na elaboração de um plano de conformidade para permitir que essas empresas estrangeiras “estejam no Brasil, participem, invistam e paguem os impostos”.

— A gente não quer nada mais do que ser isonômico em termos de competição. O plano que deve entrar dia 1º de julho, tem a IN 21 e 24, e o plano de conformidade, acreditamos que é um passo importante pra formalização desse mercado. Discutimos e estamos na expectativa da implantação.

Leia mais em O Globo