Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Brasileiro condenado por homicídio é extraditado pelo Uruguai. Criminoso foi entregue pela Interpol uruguaia aos policiais federais para cumprir pena de 17 anos de reclusão no Brasil

Detalhes Notícia
Posto da PF em Aceguá, na fronteira do Brasil com o Uruguai, Foto: Sinpef-RS

 

 

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, nesta quinta-feira (15/06), um brasileiro condenado a 17 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

O foragido tem 41 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia aos policiais federais brasileiros na tarde de hoje, na região de fronteira de Aceguá. O preso foi conduzido até o Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer em Bagé/RS e após transportado de avião até Porto Alegre/RS, sendo entregue no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional – NUGESP, onde permanecerá à disposição da Justiça do Rio Grande do Sul.

O extraditado foi preso no Uruguai pela prática de furto, cumpriu pena até maio de 2023 e permaneceu detido naquele país, pois seu nome constava na lista de captura internacional – Difusão Vermelha – da Interpol, pela suspeita das autoridades brasileiras de que teria fugido para o exterior.

O crime pelo qual foi condenado no Brasil ocorreu em 3 de abril de 2009, em Canoas. Conforme as informações, ele teria cometido o homicídio mediante o pagamento de 5 mil reais. A vítima seria devedora de valores para traficantes de drogas.

Participaram do processo de extradição a Delegacia de Polícia Federal em Bagé, o Núcleo de Cooperação Internacional e o Núcleo de Operações da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, a Coordenação-Geral de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal e a Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil.