Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Canoas Solidária inicia acolhida de pessoas em situação de rua

Detalhes Notícia
Foto: Guilherme Pereira /PMC

 

 

O programa Canoas Solidária, desenvolvido pela Prefeitura, iniciou nesta sexta-feira (16), com o acolhimento a pessoas em situação de rua, população mais vulnerável à chegada do frio, e seus animais de estimação. Os atendimentos acontecem no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói, diariamente, das 18h às 7h.

Durante toda a semana, equipes da Prefeitura de Canoas trabalharam para preparar e organizar o ginásio e iniciar a ação. A queda das temperaturas, assim como a chuva, foram determinantes para a antecipação do programa, que estava previsto para iniciar no dia 19 de junho. Neste ano, o acolhimento busca disponibilizar um local mais humanizado, com a disposição de camas beliche, colchões em um ambiente mais reservado para pessoas que chegam com pets e um espaço exclusivo para mulheres. Além do abrigo contra o frio, no espaço é oferecido serviço de alimentação, kits de higiene, calçados e agasalhos.

Gilberto Courtois, 65 anos, chegou logo que o espaço abriu, no início da noite. Acompanhado dos amigos de quatro patas, Branquinho, Amarelo e “Véio”, ele se acomodou e assistiu os parceiros serem atendidos por uma equipe veterinária.

“Dormir na rua é muito ruim e no frio piora bastante. Infelizmente, por situações que a vida às vezes nos coloca, perdi minha casa e família, mas tenho três bons amigos, que, pela primeira vez, foram vacinados e eu recebo aqui esse acolhimento especial, que me deixa seguro e confortável”, relatou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com os demais órgãos da Administração Municipal, é responsável pela ação. Durante todo o período da ação, equipes da SMAS estarão fazendo rondas pela cidade para conduzir os desabrigados. A população que encontrar pessoas em situação de rua pode informar a Prefeitura, pelo telefone (51) 3472-7122.

As pessoas em situação de rua podem entrar nas dependências do ginásio das 18h às 20h, e a ronda da SMAS abordará, durante toda a noite, a população que estiver pelas ruas da cidade com o objetivo, de encaminhar ao espaço da ação.

“Nas abordagens de acolhida, explicamos que o objetivo é preservar a vida, tirando a pessoa do frio e a colocando em um lugar mais acolhedor. Os moradores de rua entram pela rua lateral, e a Guarda Municipal realiza a triagem. Em seguida, eles passam pelo plantão da Saúde e Assistência Social e, assim, usufruem dos serviços”, disse o secretário adjunto da SMAS, Robson Tiago Borges.

O espaço pode abrigar até 100 pessoas. Na primeira noite, 39 foram atendidas e puderam se acomodar, tomar banho, se alimentar e dormir em segurança.

Marcelo Allendes, de 52 anos, ao saber da ação no ano passado chegou a se deslocar a pé de Porto Alegre até Canoas. “Quando soube que neste ano teria outra vez esta oportunidade, não pensei duas vezes. Cheguei aqui quatro horas antes do ginásio abrir, porque não queria perder a oportunidade e quando entrei vi que a estrutura está muito melhor. Ano passado dormíamos nos colchões no chão, tudo bem, muito legal, mas esse ano estou vendo o espaço separado para os animais, para os cachorrinhos, e as beliches. A infraestrutura está boa e eu agradeço demais a oportunidade de poder ser acolhido”, afirmou.

O Albergue Municipal (Av. Rio Grande do Sul, 1770, Mathias Velho) também segue à disposição. O espaço tem capacidade de abrigar de 48 a 70 pessoas.

A comunidade pode ajudar a ação social, com doações que podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 18h, na sede da SMAS (Rua Pedro Weingartner, 238, Centro), na Defesa Civil de Canoas (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças) ou no próprio Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói). Aos sábados e domingos, as doações podem ser realizadas diretamente no ginásio da ação. Estão sendo arrecadados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e peças de vestuário. O Canoas Solidária acontece enquanto durar o frio.