Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

Maquiné tem cerca de 300 famílias ilhadas, estima secretária de Assistência Social, por Kyane Sutelo/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Executivo municipal não tem o número exato e situação das pessoas devido à falta de acesso a regiões ligadas à Barra do Ouro | Foto: Guilherme Almeida

 

 

O município de Maquiné, no Litoral Norte, ainda tem cerca de 300 famílias isoladas em localidades como Garapia e Forqueta, que possuem cachoeiras famosas no turismo local. A passagem do distrito Barra do Ouro para essas localidades foi totalmente interrompida, com a queda de uma ponte e transbordo de barragens.

“Um helicóptero conseguiu largar lá gasolina porque tem pessoas que têm geradores. Eles estão sem luz e não têm sinal”, detalhou a secretária de Assistência Social e Habitação, Eliane Pioner. Teriam sido levados também medicamentos. A secretária não tem ideia de quando conseguirão acesso aos ilhados. “Estamos esperando o rio baixar, que daí dá pra passar de Jipe”, explicou.

No salão paroquial da igreja Santo André Avelino, foram abrigadas cerca de 50 famílias na noite em que o ciclone passou. Neste sábado, o espaço era utilizado para receber e fazer a triagem de doações à quem perdeu pertences. No momento, inclusive, a secretária destaca que não necessitam mais de doações de roupas e sapatos. Ela pede que, quem puder, doe móveis e eletrodomésticos.

Leia mais no Correio do Povo