Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

RS: Tribunal de Justiça empossa nova Juíza-Corregedora

Detalhes Notícia
Juíza Tatiana lembrou de sua trajetória em 26 anos de magistratura. Foto: Eduardo Nichele

 

 

 

“A atuação da Corregedoria-Geral da Justiça é muito importante para o alcance das metas de gestão da Administração, justamente neste  momento em que acontece uma profunda mudança de paradigma na forma como a Justiça presta o seu serviço à população, passando da era do papel para o processo eletrônico”. A declaração foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, durante a cerimônia de assunção da Juíza Tatiana Elizabeth Michel Scalabrin Di Lorenzo como nova Juíza-Corregedora. “Como venho dizendo, caminhamos a passos largos rumo ao Juízo 100% digital, algo que impõe, como consequência, a gestão da transformação digital. Isso porque essa mudança ocorreu de forma muito rápida, considerando que foram digitalizados cerca de 2 milhões e 125 mil processos entre março de 2020 e o final do mês passado, sendo que quase 97% do nosso acervo total já é eletrônico”, acrescentou a magistrada, desejando amplo sucesso à Juíza Tatiana em sua nova função. “A sua indicação para compor essa equipe qualificada de magistrados, servidores e estagiários que compõem a Corregedoria, competentemente liderados pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, se dá pela convicção de que a senhora reúne todos os atributos para tanto, considerando o trabalho realizado nas Comarcas nas quais jurisdicionou, e também pelo reconhecimento e confiança que ostenta perante seus pares”, concluiu a Presidente Iris.

A Juíza Tatiana Elizabeth Michel Scalabrin Di Lorenzo é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC do Rio Grande do Sul. Ingressou na magistratura como Juíza de Direito em 1997, tendo atuado nas Comarcas de Novo Hamburgo, Antônio Prado, Estrela e Guaíba. Foi Juíza Eleitoral em Novo Hamburgo, Estrela e Guaíba. Integrou o Conselho de Recursos Administrativos do TJ entre 2020 e 2021, e possui destacada atuação junto à AJURIS, ocupando cargos junto à diretoria da Associação, onde foi  2ª Tesoureira e  Diretora de Departamento, além de participar do Conselho Deliberativo.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, por sua vez, também desejou as boas-vindas à nova Juíza-Corregedora, enfatizando que ela irá se agregar a um seleto grupo de magistrados muito competentes e dedicados que sempre estão focados na melhor prestação jurisdicional. “Quero agradecer a Presidente Iris pela confiança depositada na Corregedoria, sempre apoiando os nossos projetos em busca da aproximação constante com a sociedade”, disse ele. “A Juíza Tatiana irá ajudar muito na nossa tarefa diária de construir um novo caminho para o Judiciário em virtude do avanço das novas tecnologias”, afirmou o Corregedor Conti.

Corregedor Conti, Juíza Tatiana e Presidente Iris Foto: Eduardo Nichele

 

A Juíza-Corregedora Tatiana, em seu discurso, lembrou de sua trajetória em 26 anos de magistratura, destacando que teve a honra de estagiar, no antigo Tribunal de Alçada, com o Ministro Athos Gusmão Carneiro que, segundo ela, foi muito importante na sua caminhada e na decisão de prestar concurso público para  Juíza de Direito, sendo empossada  no ano de 1997. “Olho para trás e só consigo recordar de coisas boas. Tive uma jornada abençoada, tanto por atuar em comarcas maravilhosas, como por ter tido a oportunidade de viver nas regiões dos meus antepassados”, disse ela, acrescentando que “como Juíza-Corregedora espero poder agregar a minha experiência e contribuiu para a busca de soluções que qualifiquem o exercício da atividade jurisdicional, e que possibilitem que o juiz possa entregar a Justiça com maior qualidade e celeridade. É por isso que aceitei o convite com muita honra, pois se Deus colocou em meu caminho essa missão, devo realizá-la com humildade, carinho e amor!” , finalizou a nova Juíza-Corregedora.

Também participaram da cerimônia, ocorrida no Palácio da Justiça, a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, o representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Diretor do PROCON Municipal, Wambert Di Lorenzo, marido da Juíza Tatiana, os representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Paulo César Quaglia Filho, e do TRT da 4ª Região, Desembargadora do Trabalho Luciane Barzotto, além do 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, do 2º Vice e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, da 3ª Vice-Presidente, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, da Ouvidora da Mulher no TJ, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, e do Desembargador Alexandre Mussoi Moreira. Prestigiaram a solenidade a  Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, a Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, os Juízes-Assessores da Presidência, José Luiz Leal Vieira, Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva e Luiz Felipe Severo Desessards, além do Presidente da AJURIS, Desembargador Cláudio Luís Martinewski, o Vice-Presidente, Juiz Cristiano Vilhalba Flores e a Diretora da Escola da Magistratura, Juíza Patrícia Laydner, o Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, além de Juízes(as)-Corregedores(as),  e servidores(as) do Poder Judiciário.