A combinação de agricultura digital e uso de biológicos irá revolucionar a atividade agrícola e potencializar, ainda mais, o Brasil como grande produtor mundial de grãos. A aposta é do diretor-presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato, que apresentou nesta quarta-feira a palestra “Agro – Produção e sustentabilidade no cenário mundial”, durante a reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul.
O dirigente da empresa, uma das precursoras em sustentabilidade no setor, mostrou um repleto de oportunidades, mas também de desafios a serem superados pelos produtores nacionais para alcançar o topo desse mercado. Destacou que o gráfico do crescimento populacional no planeta aponta um salto das 8 bilhões de pessoas hoje para quase 10 bilhões de pessoas em 2050. E que esse crescimento irá, evidentemente, demandar aumento na oferta de alimentos.
Nessa esteira, o caminho a ser percorrido deve unir produção e sustentabilidade, uma trilha que já vem sendo percorrida e aprimorada. Basta ver que nos últimos 40 anos, a área agrícola aumentou 16% no mundo, passando de 855 milhões de hectares no início da década de 1980 para 997 milhões. No mesmo período, a produção cresceu 112%, de 1,6 bilhão de toneladas de grãos para praticamente 3,5 bilhões de toneladas. Um salto de 82% na produtividade. No Brasil, porém, a eficiência foi ainda maior. A produtividade aumentou 227%. E a produção cresceu 521%, ultrapassando, com folga, a barreira das 300 milhões de toneladas anuais.
Leia mais no Jornal do Comércio