A 1ª Câmara Especial Cível do Tribunal de Justiça, especializada na apreciação de matérias do Direito de Família e Sucessões, teve a primeira sessão de julgamento nesta quinta-feira (22/6), na sala 815 do prédio do TJ. O 1º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado Neto, esteve presente na abertura da sessão. Foi ele o relator da proposta do Ato Regimental para implantação da nova Câmara, aprovada pelo Órgão Especial em setembro do ano passado.
A 1ª Câmara Especial Cível divide a competência com as 7ª e 8ª Câmaras Cíveis, que compõem o 4º Grupo Cível e tem o objetivo de dar celeridade aos julgamentos relacionados à matéria.
A Desembargadora Glaucia Dipp Dreher é a Presidente da Câmara, que também é composta pela Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal e pelos Desembargadores Leandro Figueira Martins, Luís Gustavo Pedroso Lacerda e Luiz Antônio Alves Capra.
Ao abrir a sessão, a Desembargadora Glaucia Dipp Dreher ressaltou a importância do novo desafio para ela e os colegas. “Além do grande volume de processos, há a necessidade de uma prestação jurisdicional célere, pois esta área precisa de pronta resposta. Todos nós podemos ser julgadores, mas aqui lidamos com processos sobre gente e precisamos nos comportar como gente. Temos que ter um olhar mais sensível, mais humano. Todos temos essa vocação. Esses processos precisam encontrar além de um Juiz, um ser humano. Estou em casa e muito feliz”, declarou a magistrada.
Os outros magistrados também se manifestaram e declararam a alegria de integrar a Câmara recentemente criada. Três processos foram pautados para esta sessão. Os Advogados presentes também saudaram os magistrados e a criação do novo órgão julgador, assim como a Procuradora de Justiça Juanita Rodrigues Termignoni, que integra a Câmara.