Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Programa Reabilita capacita deficientes visuais em Porto Alegre, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Com a parceria da prefeitura, o programa poderá oferecer mais vagas para os deficientes visuais RODGER TIMM/PMPA/JC

Nesta quinta-feira (22), a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) firmou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, promovendo o programa Reabilita. Com isso, os deficientes visuais tem acesso a oficinas de capacitação, onde são ofertadas as temáticas de atendimento psicológico e sócio assistencial, orientação e mobilidade, ensino do sistema braille, tecnologia assistiva e informática básica.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo Brum, ressalta o suporte financeiro do executivo, que possibilita o aumento do atendimento gratuito oferecido pela Acergs. Ele comenta da importância de integrar o cego junto à sociedade e que o programa Reabilita busca “dar dignidade para as pessoas com deficiências visuais”.

O presidente da associação, Glailton Winckler, relembra a antiga parceria da Acergs com a prefeitura, que foi encerrada em 2017. Neste ano, por meio de edital, foi firmada novamente. “Temos o intuito da reabilitação básica e preparar eles para o mercado de trabalho, atividades acadêmicas e a vida no geral”, projeta. Ele resume que a intenção da instituição é “preparar o cidadão para estar presente em todos os ambientes”.

Leia mais no Jornal do Comércio